![]() |
| professor Silenildo Lima |
Os estudantes da 5ª série do ensino fundamental, da Escola Aurino Nery de Souza, em Apuarema, viveram um dia como repórter. Esta idéia se originou através do Projeto desenvolvido pelo professor de língua portuguesa Silenildo Lima Souza, que teve como objetivo, exercitar a função democrática destes jovens. Os alunos foram subdivididos em grupos, sendo distribuídos os temas para a produção das matérias jornalísticas. O professor incentivou a turma afirmando que, as quatro melhores reportagens seriam publicadas no Apuarema em Foco. Um projeto pioneiro e inovador, que estimulou a prática do “ser cidadão” e mostrou a importância da imprensa, na função outorgada de informar, formar e deformar. Assim, publicaremos uma série de reportagens durante esta semana, de autoria dos estudantes.
A imprensa e a mídia são conhecidas como o "quarto poder", porque têm um papel importante no mundo democrático. A liberdade de pensamento, de opinião, de expressão e de imprensa é fundamental. Não é à toa que esta liberdade é a primeira vítima dos regimes totalitários de qualquer tendência. A imprensa e a mídia devem ser veículos de opinião e expressão de todos, de toda sociedade, e não de apenas uma parcela desta.
A mídia informativa é um importante espaço de poder, onde debate e faz a mediação entre conflitos. Estar na mídia é sinônimo de existir. Ela define os assuntos sobre os quais as pessoas conversam em casa, nas reuniões sociais, no ponto de ônibus e no trabalho. Em outras palavras, a mídia tem o poder de selecionar e hierarquizar temas, definindo prioridades. É nesse contexto que se pode afirmar que a imprensa tem poder e uma responsabilidade social muito grande na configuração da agenda de debates de uma sociedade.
