Hoje, terça-feira, dia 13 de setembro, integrantes da sociedade participaram de uma reunião na Sede de Aurino Neruy, promovida pelo Sr. Robson Santos - Presidente da Cooperativa Orgânica Agroindustrial de Apuarema (COAP), com o apoio de Vanderley Queiroz (Neto de Nijoze). Na oportunidade, foi ministrada uma palestra pelo Sr. Cristian, Técnico da empresa Michelin, parceira da CEPLAC-BA, onde foi introduzida informações sobre o cultivo da seringueira, sua viabilidade, importância, benefícios e lucros ao produtor. Estiveram presentes, pessoas acima citadas, agricultores Olival, Francisco, Almir, João, Edimilson, Jailson Ribeiro, Carlos Nunes, Reginaldo Pinheiro, Mardalcy Castro, entre outros; PM Carvalho, presidente da câmara Raival Pinheiro, prefeito Raimundo Pinheiro (Rair), secretário de agricultura José de Aguiar (Brejerinho) e demais.
Após 8 anos do plantio da seringueira, em 3 hectares, produz-se com a matéria prima 9.000kl de borracha, o que representa 27 mil reais por ano. Além de servir como sombreamento para o cacau, pode-se produzir em novas ou velhas lavouras. Na palestra foi apresentado o gráfico pluvial de Apuarema e os respectivos anos mais chuvosos dos últimos 8 anos. Também foi citado que, o Brasil produz mundialmente 1,5 da borracha, consumindo 3,5. Portanto, o brasileiro não produz se quer o consumido.
Uma das grandes vantagens do cultivo da seringueira é sua exploração econômica durante o longo ciclo de vida da planta, sem a necessidade de desnudamentos periódicos do solo. Além do mais, a seringueira tem-se comportado muito bem em consorciação com cultivos econômicos de ciclo curto, semiperenes, a exemplo do cacau. O consórcio com o cacaueiro, inclusive, tem demonstrado ser uma prática muito vantajosa, por aumentar significativamente a receita das empresas, com a exploração econômica de ambos os produtos.