terça-feira, 21 de agosto de 2012

APUAREMA: AURINO NERY TEM BOM DESEMPENHO NO IDEB; FLUXO REDUZ MÉDIA

Turma da 4ª série matutino, da Escola Aurino Nery de Souza
Uma forte discrepância ocorreu na média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da Escola Municipal Aurino Nery de Souza, segundo divulgação do Ministério da Educação (MEC). Dois fatores calculam a média final do Ideb - fluxo e proficiência. A proficiência indica o aprendizado adquirido pelos alunos, sendo construído pelos resultados da Prova Brasil de Matemática e Língua Portuguesa, neste item os estudantes tiveram boas notas (4.27 e 4.29). Entretanto, quando somados aos fluxos (0.85 e 0.46) – calculo das taxas de aprovação e evasão escolar-, comprometeu a nota final.

Na avaliação da professora de língua portuguesa da 8ª série, Eliane de Jesus, a comunidade escolar do Aurino Nery e de todas as escolas de Apuarema se empenharam para preparar o aluno à Prova Brasil, sendo aplicados conteúdos adequados à avaliação do MEC, utilizando descritores dentro dos simulados. Diversos projetos foram executados, como o ‘Vivendo Valores’, ‘Olimpíada de Matemática’, ‘Eu Escritor’, ‘Leitura em Casa’, entre outros; palestras de orientação aos pais e tratamento diferenciado aos alunos de 4ª e 8ª série. “A nota do aluno foi bem melhor, mas no fluxo acabou abaixando a nota da média geral; contudo fico feliz pelo crescimento da nota do aprendizado [...] Tivemos uma melhor nota, mas precisamos melhor para superarmos a Prova Brasil no próximo ano” – enfatizou Eliane.
O Apuarema em Foco visitou, após a divulgação do resultado, a Escola Aurino Nery de Souza, entrevistando alunos da 5ª série matutino (estudantes da 4ª série no ano da Prova Brasil). Os estudantes avaliaram como fundamental a dedicação dos professores, coordenadores, diretores e funcionários da Escola, resultando na melhoria da qualidade do ensino e consequentemente no bom desempenho da Prova Brasil. Os estudantes Saul Pereira, 11 anos, e Michel Dias, 9 anos, destacaram a participação dos pais na vida escolar, sendo um estimulo ao estudo. Os alunos Felipe Hurangio, 10 anos, e Donizete da Silva, 10 anos, ficaram felizes e orgulhosos com o resultado da avaliação do MEC, pois, estudaram com dedicação e aprenderam bastante com as gincanas e projetos da escola. Os estudantes Gustavo Silva, Tarcio Calheira, Samuel Souza, Caio Lima e Gabriel Farias, todos com 10 anos, enfatizaram a dedicação dos professores -“ Agradecemos aos nossos queridos professores e professoras pela paciência em nos ensinar, porque eles foram nosso grande aprendizado [...] É muito bom saber que tiramos uma boa nota, porque estudamos bastante para isso” – finalizaram.