quarta-feira, 7 de março de 2012

APUAREMA CONQUISTA 2º LUGAR NO IDSUS ENTRE 40 MUNICÍPIOS DA BAHIA

No dia 01 de março de 2012, o Ministério da Saúde lançou o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), sistema que torna acessível, ao usuário, a nota obtida por cidade, estado e no país. O município de Apuarema, localizado no baixo sul da Bahia, a 346km de Salvador, enquadrado entre as 26 cidades da região de saúde de Jequié-BA, ficou na segunda colocação do IDSUS, perdendo apenas para Itaquara, 6.08 e 6.14 respectivamente. Já no Índice de Qualidade do SUS (IQSUS), Apuarema esta na 13ª colocação, índice este liderado por Jitaúna, pontuando 7.7, seguido de Lafaiete Coutinho 7.66, Itagi 7.65, Itaquara 7.5, Boa Nova 7.38 e Manoel Vitorino 7.23.

Analisando as regiões de Valença e Jequié, que totalizam 40 municípios, Apuarema permaneceu no segundo lugar - considerando o IDSUS -, ficando a frente de Aiquara, Barra do Rocha, Ibirataia, Itagi, Itagibá, Itaquara, Itiruçú, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Lajedo do Tabocal, Maracás, Manuel Vitorino e Planaltino, além de Gandú, Itamari, Ituberá, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Teolândia, Valença e Wenceslau Guimarães.

O Secretário Municipal de Saúde de Apuarema, Sandro César Silva, atribuiu esta conquista a grande competência da equipe de contabilidade do município, unida ao trabalho e esforço de todos os profissionais da área de saúde. “ficamos felizes com esta avaliação do governo. Agradeço aos coordenadores, enfermeiros, técnicos, motoristas, enfim, a todos que direta e indiretamente fazem parte dessa vitória da saúde de Apuarema.” – disse o secretário.  

Para a produção desta reportagem, utilizamos dados informamos no site do IDSUS, sistema que mede o acesso e a qualidade dos serviços da rede pública. A nota varia de zero a dez e é calculada a partir de 24 indicadores, levando em conta desde a atenção básica até os procedimentos de alta complexidade. Eles são comparados a parâmetros considerados ótimos, e, a partir disso, a nota é calculada. Para conferir o mapa do IDSUS clique aqui.