Técnicos da Secretaria Municipal de Educação, membros dos Conselhos de Alimentação (CAE), Tutelar e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de representantes de instituições religiosas e outras lideranças sociais do município baiano de Planaltino reuniram-se, no dia 13 de dezembro, para discutir a instituição do Comitê de Mobilização da cidade. Coordenado pelo secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte e vice-presidente da Undime/BA, Renê Silva, o encontro contou com o apoio, ainda, do prefeito de Planaltino, Zeca Braga.
Para dar início às discussões sobre a importância de mobilizar a comunidade e de conquistar parcerias em busca de melhorias na educação pública, os participantes do encontro assistiram ao vídeo “O direito de aprender: educação integral e comunitária”, desenvolvido com base na publicação “Bairro-Escola passo a passo” e realizado pela Associação cidade Escola Aprendiz, em conjunto com a UNICEF e Ministério da Educação. A partir do vídeo, os participantes fizeram comparações com o trabalho que vem sendo desenvolvido em Planaltino com o objetivo de oferecer educação integral e discutiram como podem contribuir para a conscientização da comunidade sobre os benefícios da interação família-escola.
Ampliando o debate, o secretário Renê Silva apontou os avanços e desafios da educação brasileira, bem como seus reflexos na realidade educacional de Planaltino. Em sua exposição, Renê destacou as 28 diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, enfatizando a de número 28, que trata da criação de Comitê encarregado da mobilização da sociedade e do acompanhamento das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O prefeito Zeca Braga ressaltou, por sua vez, a importância da Mobilização Social pela Educação como instrumento que contribui para a consolidação de políticas intersetoriais que articulem rede de proteção às crianças e adolescentes. “Esta é uma oportunidade única de fortalecimento de ações conjuntas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou o prefeito. Fonte: Blog Família Educadora. Matéria completa>>