Comovido com a situação de pobreza de uma família, o Redator do Apuarema em Foco, Mauricio Matos, decidiu contribuir com a doação de brinquedos as crianças residentes à Rua Graciliano Cecílio, no Centro de Apuarema. Entrevistei na tarde desta terça-feira (20/12), dona Valdecy Trindade, mãe desses pequeninos, que totalizam cinco meninos e uma menina. Ela relatou sua comovente história de vida, que para sustentar a casa vive mensalmente com uma renda de 230 reais, provindos do Programa Bolsa Família. Seu marido Ademir Ferreira – pai das crianças-, enfrenta problemas de saúde (depressão), estando em tratamento na cidade de Irecê, onde sua mãe reside. Com tudo isso, Valdecy, essa guerreira mulher, não abandonou seus filhos, e com todas as dificuldades vem criando-os e educando-os. Seu maior problema, afirma a dona de casa, se da na falta de emprego na cidade, além do agravante de não ter alguém que cuide das crianças para conseguir uma renda extra para a família.
Na visita, encontrei Valdecy assistindo televisão na casa da vizinha, pois, sua energia havia sido cortada por falta de pagamento. Ela me afirmou que se pagasse as contas de energia, faltaria o dinheiro para o alimento das crianças, ainda que, não compra roupas justamente pela insuficiência da renda, visto que os 230 reais mal dá para comprar as refeições diárias.
Finalmente, o Redator presenteou as crianças, com brinquedos simples, mas cheios de amor. “Ver o sorriso no rosto e o brilho nos olhos dessas crianças foi gratificante. É imensurável a alegria que senti ao vê-los abrindo os presentes, curiosos e logo saindo para brincar. Aproveito para pedir a caridade e compaixão dos comerciantes, agricultores e a população para que contribuam com um natal mais feliz, as essas pessoas que tanto necessitam da nossa ajuda. Faça sua parte, doe brinquedos, roupas, alimentos; dê seu carinho e atenção. No caso específico de dona Valdecy, por favor, quem tiver uma oportunidade de emprego a essa exemplar mãe, contacte a Redação (apuaremaemfoco@hotmail.com), para juntos, construirmos uma Apuarema mais justa” – expressou Mauricio Matos.