sábado, 13 de agosto de 2011

ENTREVISTA COM O EX-PREFEITO NEU

A Redação do Apuarema em Foco entrevistou na manhã da última segunda-feira (08), em sua residência, o ex-prefeito Newton Nery Novais que, administrou o município de Apuarema no período de 1993 à 1996. Em pauta, esteve relacionada matérias de interesse público, tais como:

Visão política: Todos os políticos deveriam: em 1º lugar, dar prioridade à honestidade – base do princípio do bom político - qual patrão daria emprego em seu comércio ou campo a uma pessoa desonesta para conduzir seus bens? Assim, com muito maior razão, devemos saber escolher nossos governantes, por eles administrarem o dinheiro público, esforços de muito trabalho de toda nação brasileira; Em 2º lugar, todo gestor público deveria administrar para o povo e com o povo, essa atitude tornaria a saúde, educação, moradia, com qualidade e dignidade. Acredito na política pública, voltada no respeito ao povo, buscando a perfeição e o bem comum.
Vida pública: Durante meu tempo como prefeito de Apuarema, sentir-me honrado em prestar esse importante serviço a minha terra, mas houveram duas situações que foram marcantes em minha memória, a inauguração da Praça da Igreja Católica Matriz, inclusive vieram minha mãe Izaura Nery "Nezinha" e meu irmão Evandro Nery; assim como a inauguração das escolas CEA e Aurino Nery, por saber que, a educação é a base para tudo na vida. Inesquecível também foi ver a conclusão da construção da Embasa (Sistema de Abastecimento de Água), neste período o povo sofria para abastecer e buscar água, principalmente nos dias de seca.
Realização de Obras: Conseguimos algumas obras para o município, citarei algumas: a principal de todas, foi a construção da embasa, também tiveram, a do CEA, Aurino, reformas da Escola Rural, hoje, Professora Biza e Vasco Filho, Praça da Igreja Matriz, calçamento e sistema de esgoto em algumas ruas, construção de três escolas na zona rural (Jurú, Três Riachos e Novo Horizonte), energia, água, campo de futebol e ponte no Povoado do Novo Horizonte, energia da Chácara Sorriso, Av. Massaranduba, Loteamento José Novais e um entroncamento da energia de Jaguaquara X Apuarema, cascalhamento e patrolamento das estradas da zona rural e aquisição de um ônibus e uma ambulância, entre outras.
Decepção: Como todo governo, não fui perfeito, gostaria de ter pavimentado mais ruas, realizar uma obra grandiosa do tratamento de esgoto, para preservar "vivo" o rio que transcorre em nossa cidade, assim como, construir o campo de futebol; tive outras decepções, mas não cabe citá-las; mas sinto prazer em lembrar dos bons momentos.
Resumo do seu governo: Em minha gestão, dei prioridade à saúde; investi copiosamente na compra de remédios, exames e no transporte de pacientes; pagava os funcionários quinzenalmente, a exemplo dos garis, pedreiros, merendeiras, zeladoras, etc.
Pré-candidatura: Quando perguntado sobre uma possível pré-candidatura a cargo eletivo no ano de 2012, o Sr. Neu foi categórico: "Não serei candidato a prefeito ou a qualquer cargo público". 
Considerações finais: Desejo do mais profundo do meu coração, a todo povo apuaremense, muita paz, saúde e prosperidade; que todos possam viver tranquilamente, sendo verdadeiros cristãos. Assim, finalizou com suas palavras o ex-prefeito Neu.

Como abraçou seu mandato, o ex-prefeito Newton Novais, os políticos brasileiros deveriam seguir o conceito de democracia, o qual versa, segundo o ex-presidente do EUA Abraham Lincoln “A democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo”. Entretanto, no governo brasileiro, não há uma democracia plena, haja vista, que não há um exercício pleno da cidadania, tal qual, estabelece os direitos e deveres civis, políticos e sociais.

Devemos tomar consciência do nosso poder de interferência nas decisões “políticos administrativas” de nossa pátria, através de influência política. Portanto, deixemos de lado o espírito mesquinho e pensemos no coletivo, ou seja, no bem comum. O qual, a maioria do povo brasileiro – nossos próximos – serão os beneficiados. Pelos quais, terão, portanto, a tão sonhada cidadania plena.