Percebendo a devastação das drogas na vida dos alunos e consequentemente dos pais e educadores, os diretores das escolas municipais, representando os professores, juntamente com a equipe de saúde, elaborou o projeto: "Dia D Contra as Drogas e a Violência", sendo realizadas até a presente data diversas reuniões, com discussões e planejamentos para ações ao Dia D. Na última segunda-feira (29), participaram de uma reunião os autores do projeto, juntamente com a sociedade civil, onde foi determinado o roteiro, paradas, lista de reivindicações e delegadas funções; ficando marcado para o dia 14 de setembro de 2011, o Dia D em Apuarema. A referida lista será entregue após a manifestação a todas as autoridades (promotoria pública, judiciário, polícia civil e militar, coronel Elenilson, prefeito, vereadores, um cidadão representando a sociedade, entre outros).
Roteiro: 1) saída da Praça Francisco Pereira. 2) Rua Santa Terezinha. 3) Rua Santo Antonio. 4) Av. Jaguaquara. 5) Bairro Vermelho. 6) Praça 13 de Junho. 7) Av. Massaranduba. 8) Loteamento José Novais e 9) encerrando na Praça Joel Lima. Lista de reivindicações: I) participação e controle social da comunidade. II) estruturação da guarda municipal, com equipamentos, manutenção e capacitação. III) viaturas novas da civil e militar. IV) criação da secretaria municipal de segurança pública. V) Maior atuação do 19º DPM. VI) maior presença da Promotoria Pública na cidade. VII) implantação do Serviço de Inteligência da Polícia Civil. VIII) oferta de cursos técnicos profissionalizantes para os jovens. IX) criação do Conselho de Segurança Pública. X) programa de incentivo ao 1º Emprego. XI) aparelhamento para lazer e esporte, como quadra poliesportiva, praça de alimentação e parque infantil. XII) fortalecimento da secretaria de esporte e cultura e XIII) campanhas de prevenção da família, palestras e acompanhamento nos bairros carentes e periféricos.
O objetivo deste evento, é chamar a atenção da sociedade para esse perigo iminente que vem se alastrando em nossa pequena cidade, trazendo desta forma a responsabilidade do problema para o poder executivo, legislativo e principalmente para todos apuaremenses. Não só as drogas, mas a violência física e verbal que, deve ser combatida e prevenida, com ações sócio-educativas e de interação dos jovens na sociedade. Não deixemos essa "ferida" alastrar-se por todo nosso corpo (Apuarema), mas cuidemos dela, enquanto és pequena, para no futuro, não transformar-se em um câncer e nesse caso, será tarde demais!