terça-feira, 30 de agosto de 2011

ASSEMBLÉIA REÚNE GRANDE PÚBLICO

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apuarema, Sr. Irenildo Oliveira (Iran), promoveu a Assembléia Geral Extraordinária, onde foram discutidos temas pre-estabelecidos, como o item I, na prestação de contas dos recursos do sindicato, sendo aprovado sem nenhum questionamento; o item II prevê a reforma do Estatuto Social da Entidade, o mesmo não foi aprovado por orientação da Assessoria Jurídica da FETAG, uma vez que, haverá eleição do STR no mês de outubro/2011, logos após a eleição, será feita uma nova Assembléia para reforma do Estatuto e ratificação da ATA de fundação do sindicato.

Na composição da mesa estavam presentes Lolita, representando as mulheres, Nelson Laurenço, Irenildo de Oliveira, presidente do STR, Celso Ricardo, Assessor da FETAG/Jequié e Aurelino Lino, Coordenador da Delegacia Sindical de Jequié e Presidente dos Trabalhadores Rurais de Lafeite Coutinho, além dos trabalhadores rurais e agricultores na platéia. Em sua fala, Aurenilo citou os direitos adquiridos pelas mulheres e sua crescente participação nos movimentos sindicais; também lembrou a importância da integração dos jovens lavradores na produção agrícola e na permanência no campo. Quanto aos empréstimos consignados, efetuados pelos aposentados, o Coordenador alertou quanto ao perigo e prejuízo na retenção do salário destes aposentados, sendo às vezes, ludibriados por pessoas que aproveitam da pouca informação destes, muitas vezes analfabetos ou semi-analfabetos. No final, apresentou o novo cadastro do INSS que, deverá ser feito por todos os trabalhadores rurais em seus respectivos sindicatos. Celson ressaltou a importância do trabalhador rural, bem como, a essência de sua participação e contribuição com o sindicato. Uma lavradora perguntou se é verdade que, foi aumentado a idade mínima da mulher para aposentar-se, passando de 55 para 60 anos? Irenildo respondeu que, não tem conhecimento desta norma, sendo sempre comunicada primeiramente ao sindicato, assim, até a presente data, tem-se por mínimo 55 anos para mulher e 60 para homens.

Finalmente, Iran expôs um fato que ocorreu com uma trabalhadora rural de Apuarema: “convidei uma mulher para esta assembléia, ela me respondeu que, não poderia vir, interpelei a trabalhadora por qual motivo, ela me disse, por não haver transporte; repliquei dizendo, mas a Sra. vai receber R$ 900,00 de um abono; com isto, disse ela, estarei na assembléia. Curioso perguntei, e o transporte? Fretarei um carro, mas estarei lá.” Assim, encerrou o Presidente Irenildo a Assembléia Geral Extraordinária. Mais fotos.