domingo, 24 de julho de 2011

REUNIÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE APUAREMA

O Presidente Robson Silva da Cooperativa Orgânica Agroindustrial de Apuarema (COOAP) juntamente com o Sr. Roberto Santos Amorim (Betão) convocaram e promoveram uma reunião com os presidentes das associações regionais de Apuarema, na Sede da Fazenda de Neto de Aurino, na tarde deste sábado (23), para orientar e dar suporte técnico agrícola. Participaram do evento os presidentes: Maria de Lourdes - Moradores Excluídos de Apuarema (Sem Terra/Lot. José Novaes); Edson - Pequenos Agricultores do Serrão; Sonilton - Região da Formosa; Olival - Região do Penedo; Tesoureiro Claudino - Região do Serrão; Almerindo - Região do Guigó; Francisco - Região do Jurú, Pará e Serra dos Caetanos. Além do Gerente da Sede Buca e do agricultor Jailton, estando ausentes os representantes de Baixa de Areia, Novo Horizonte e Ferrugem.


Robson prestou esclarecimentos técnicos aos presidentes, orientando-os sobre o cultivo, produção e cuidados com o solo, da necessidade do plantio de culturas que, produzam alimentos tanto para o ser humano, quanto para a terra. Através de estudos, foi confirmado que, a má distribuição das chuvas em Apuarema é uma das grandes dificuldades locais encontradas pelos lavradores, tendo índice de 40% de chuva nos meses de fevereiro, março e abril, sendo distribuídos 60% para os nove meses restantes, por isso, é fundamental a forragem do solo, com outras culturas. Declarou ainda o Presidente da COOAP: "três alternativas seriam importantes para nosso município: 1) a criação de hortas comunitárias escolares, o que traria uma educação ecológica e incentivo para o homem permanecer no campo. 2) Utilizarmos estas hortaliças e legumes na própria merenda escolar e 3) Comprovaríamos que, podemos produzir sem agrotóxicos." Afirmou Robson.


Roberto (Betão) declarou ter listados as necessidades dos presidentes das associações, para levá-las ao senador Walter Pinheiro, apresentando-as e pedindo agilização na aprovação dos projetos e destinação dos recursos para a execução. Pediu a união dos presidentes, e o fortalecimento destas entidades para o compartilhamento dos problemas e apoio mútuo, não sendo a referida reunião, um encontro político-partidário, mas um momento de debatermos os problemas e anseios da sociedade em geral. "O projeto e execução dos 90 banheiros sanitários: 45 na zona rural e na 45 zona urbana, foram reconhecidos pelos órgãos do governo federal, como exemplares para toda a Bahia", Pontuou Roberto.


Os presidentes apresentaram as dúvidas das suas respectivas regiões e receberam as orientações do presidente da COOAP. Por fim, Robson mostrou todos os trabalhos e projetos agrícolas realizados na Sede de Neto de Aurino, ficando agendada uma nova reunião em 60 dias. Mais fotos.