sexta-feira, 10 de junho de 2011

DIRETORIA DO CEA FALA DOS RECURSOS DESTINADO À ESCOLA

Coordenadora Hilda Eça e Diretora Vanilza Amparo
Todos os dias milhares de pais levam seus filhos às escolas, para proporcionarem educação e aprendizagem a esses cidadãos em formação, confiando nos profissionais que, são também colaboradores na formação da personalidade e índole destas crianças, pais que contribuem ao Estado pagando impostos e tributos. Diante disto, o contribuinte tem o direito de saber onde tais recursos estão sendo destinados e investidos. Com esse intuito, procuramos a Diretoria do Centro Educacional de Apuarema (CEA), que gentilmente nos recebeu, concedendo entrevista, a Diretora Vanilza Amparo de Oliveira e a Coordenadora Pedagógica Hilda Cerqueira de Oliveira Eça. Confira:

BLOG: QUAIS RECURSOS FORAM DESTINADOS NO ANO 2010 AO CEA E QUAIS OS SEUS RESPECTIVOS VALORES?
Direção: Anualmente a Escola recebe do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação) dois recursos: PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), sendo que o primeiro (PDDE) deve ser prestado contas todo último dia útil do ano. A Escola não repassou estas informações no ano de 2008, durante a gestão passada, ficando bloqueado este recuso no ano de 2008 e 2009, sendo recebido este recurso no ano de 2010, do PDDE a importância de R$ 49.000,00 referentes à 2008/2009, e do PDE o valor de R$ 10.062,00. Assim, a Direção obteve dificuldade na parte financeira nestes dois últimos anos, tendo o apoio e suporte da Prefeitura de Apuarema, na manutenção e funcionamento desta instituição.
BLOG: ONDE FORAM INVESTIDOS TAIS RECURSOS?
Direção: Utilizamos os recursos para a compra de diversos materiais e fornecedores. Já estando comprado: Cantina: Liquidificador e fogão industrial; reforma nas instalações de esgoto; utensílios diversos. Sala de Multimídia: 10 mesas duplas e 20 cadeiras; ar condicionado; forro do teto; instalações elétricas, conforme modelo solicitado pelo MEC. Sala dos Professores: computador completo.  Estrutural: revestimento em cerâmica de todo o piso para a área de pátio coberto, troca de todas as fechaduras nas portas e o reparo nas instalações elétricas. Secretaria: 4 estabilizadores; computador completo; roteador e modem; 1 câmara fotográfica digital; 2 ventiladores de pé. Comprado, aguardando o recebimento: Cantina: um freezer, um processador, um liquidificador, uma porta e uma janela. Sala de Multimídia: grades para as portas e janelas. Sala dos Professores: Uma mesa grande com cadeiras, mesa para o computador. Secretaria: bebedouro; som portátil, microfone e cartão de memória. Salas de Aula: 60 cadeiras novas, 20 ventiladores (a pedido dos professores), reforma de todos os quadros brancos. Pedagógica: compra de diversos jogos, mapas e livros didáticos, inclusive em braile.
BLOG: QUAL O PLANEJAMENTO DA ESCOLA PARA O INVESTIMENTO DESTES RECURSOS?
Direção: Com o saldo da receita da Escola faremos uma reforma completa na cantina. Os próximos recursos, a direção tem um planejamento de: construir uma sala de leitura (Biblioteca); revestir toda a parede da Escola com cerâmica; aumentar a altura do muro; melhorar a infraestrutura da sala dos professores; comprar uma mesa para o professor em todas as salas dos alunos, entre outros projetos.
BLOG: QUAL ÓRGÃO DETERMINA AS NECESSIDADES DA ESCOLA?
Direção: As necessidades da Escola são determinadas pela própria Instituição de Ensino, juntamente com a APM (Associação de Pais e Mestres), sendo posteriormente encaminhas à Secretaria Municipal de Educação para serem analisadas.
BLOG: POR QUEM E QUANDO SERÃO PRESTADAS AS CONTAS DESTES RECURSOS?
Direção: É realizado pelo presidente e tesoureiro da APM, após concretização e efetivação do destino do referido recurso.
BLOG: DEIXE SUAS CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Direção: Queremos agradecer ao Blog por este espaço de transparência e informação. Conseguimos realizar mais ou menos 80% das prioridades definidas na APM, porém, não foi possível comprar tudo que foi listado, esperamos concretizá-los no recebimento do próximo recurso.

Apesar das dificuldades encontradas em todo setor público, o CEA vem desenvolvendo um bom trabalho, tanto na esfera administrativa, quanto na pedagógica. Conseguimos renovar a autorização de ensino, que estava cancelada desde o ano de 1997; Elaboração do PPP; Realização de vários projetos (leitura e escrita no 1º semestre, meio ambiente no 2º semestre); Eventos nas datas comemorativas; Seminário das Belas artes, com a turma da EJA; Marcação de exames para os nossos alunos, entre outros.

Outro ponto interessante, diz respeito ao trabalho harmônico entre todos os funcionários, o que facilita a oferta da qualidade do trabalho. Pontuaram a Diretora e a Coordenadora Pedagógica do CEA.