Praticamente todos os anos milhões de pessoas em todo o mundo são acometidas por sintomas como espirro, corrimento nasal, febre alta, sensação de fraqueza, dor de cabeça, tosse, dor de garganta e outros sintomas. Esse quadro, em geral, indica que a gripe está chegando. A gripe é uma das principais causas de ausência de crianças às aulas e também da ausência de trabalhadores aos locais de trabalho, o que causa grandes transtornos para todos. Por causa da curta duração do período gripal, as pessoas, em geral, não se importam muito com essa infecção. No entanto, é bom saber que a gripe, quando atinge pessoas com seus sistemas de defesas deficientes, pode levar a complicações mais graves.
Quais são as diferenças entre gripe e resfriado?
Na realidade, existem apenas duas diferenças básicas entre a gripe e o resfriado. O resfriado comum se manifesta principalmente por irritação na garganta e no nariz, coriza nasal abundante, espirros e mal estar geral. O principal tipo de vírus responsável pelo resfriado é o Rhinovírus, mas outros tipos podem também estar envolvidos. A gripe geralmente tem sintomas mais severos, tais como febre alta, sensação de fraqueza, dor de cabeça, calafrios, tosse intensa, dor de garganta, dificuldade em respirar e dores nos músculos. O principal tipo de vírus responsável pela gripe é o chamado vírus Influenza. Para efeitos práticos, podemos dizer (e sentir) que a diferença entre resfriado e gripe resume-se no0 seguinte: no caso de resfriado os sintomas são mais leves, enquanto na gripe, os sintomas são mais severos.
Como é a evolução da gripe e do resfriado?
O resfriado e a gripe geralmente duram de uma a duas semanas e desaparecem à medida que o organismo prepara suas próprias defesas para combater o vírus. Como estes quadros não conferem imunidade, uma mesma pessoa pode ter episódios repetidos, causados por diferentes variedades de vírus. Como lembramos antes, a gripe e o resfriado, podem se complicar, principalmente quando a pessoa está com suas defesas enfraquecidas, tais como criança pequenas, idosos, asmáticos e pessoas com doenças crônicas. Os principais problemas que podem ocorrer são: inflamação do ouvido (otite) e dos seio da nasais (sinusite), piora das crises de asma e bronquite.
Como tratar a gripe e o resfriado?
Sempre se ouviu dizer que o melhor tratamento da gripe e do resfriado é "VITAMINA C E CAMA". Na verdade, o tratamento é dirigido contra os sintomas. Os recursos mais utilizados são o repouso, uso de antitérmicos em caso de febre, nebulizações e descongestionantes nasais. O uso de antibióticos não está recomendado, a não ser quando prescrito pelo médico. Para prevenir a gripe, recentemente foi recomendada a vacina antigripal e algumas drogas antivirais específicas. Este tratamento, porém, só pode ser realizado mediante orientação médica.
Prevenção e tratamento da gripe e do resfriado com vitamina C
É tradicional o uso da vitamina C para prevenção e tratamento da gripe e do resfriado. Segundo as informações correntes, o ácido ascórbico (vitamina C) estimula a produção de substâncias que possuem a capacidade de neutralizar ou impedir o desenvolvimento de alguns vírus da gripe e do resfriado. De acordo com pesquisas, a suplementação de vitamina C mostra-se benéfica para prevenir ou reduzir o tempo da doença.
EM CASO DE DÚVIDA, CONSULTE SEU MÉDICO, PARA MAIS INFORMAÇÕES.